quarta-feira, 21 de abril de 2010

AKIDARA


Significa coragem agradável de um povo e pretende defender e celebrar a cultura afro-brasileira com festa e alegria. As ações do Grupo Cultural Aki Dara tiveram inicio em 2002, no bairro de Mussurunga (Salvador – BA), com o objetivo de movimentar a vida cultural da comunidade, em 2005 o grupo adquiriu o registro e nome legal, como reflexo de sua profissionalização e necessidade de melhorar a estrutura administrativa.
Assim, o Grupo Cultural Aki Dara se tornou uma ONG de cunho educacional, artístico e cultural. Desde sua fundação o Grupo desenvolve atividades que visam pesquisar e valorizar a diversidade cultural inerente à cultura brasileira, estudando os ritmos da música regional do Brasil e da África, para mesclá-los com ritmos dos quatros cantos do mundo.
Como resultado destas ações, foi criado um grupo de percussão – Akidara – que já tem se apresentado tanto na a comunidade como em outros eventos da cidade, como o que aconteceu na Feira Internacional de Artesanato e Cultura (no Centro de Convenções do Estado da Bahia), no SESC-Piatã e no I Encontro de Rede de Pontos de Cultura da Bahia.
Atualmente, o grupo desenvolve atividades artísticas, com oficinas de percussão, teatro, artes visuais, canto coral e ternos de reis (que abrange dança e canto).
Dentre as principais atividades realizadas pelo Grupo estão:
Parceria com Escola de Música da UFBA, em 2003, no Projeto Agente Multiplicadores e nos Encontros Percussivos em 2003, 2004, 2005 e 2006, bem como o “Festival Repercussão” com bandas como Muzenza, Mulherada, Malê Debalê, Olodum, Ilê Aiyê, Ilê Axé Oyá, Ilê Axé Opô Afonjá, Terreiro da Casa Branca, Amigos do Katendê, Bagunçaço e Terreiro do Cobre, sob a coordenação do músico Jorge Sacramento, professor da Escola de Música da UFBA.
Em 2005 o Grupo Cultura AKI DARA teve o projeto “História Viva” aprovado pela Fundação Gregório de Mattos, no edital do Programa Mestres Populares da Cultura.
Em 2008 o Grupo Cultura AKI DARA teve o projeto “História Viva e Memória” aprovado no edital estadual para constituição de Pontos de Cultura, uma parceria entre O Ministério da Cultura e o Governo do Estado da Bahia.

Um comentário:

Vampira Dea disse...

O trabalho que o Grupo Cultural Akidara realiza é de grande importância para o bairro de Mussurunga ,trazendo arte,lazer e informação a comunidade.Parabéns e muito sucesso.